Sociologia - Teorias sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Loïc Wacquant em seu livro As Prisões da Miséria, discute as reformulações sobre o papel do Estado no contexto neo-liberal. Analisando o caso inglês, Wacquant cita que, no final de 1989, o Institute of Economic Affairs organizou uma série de encontros e publicações em torno do pensamento de Charles Murray. Este último conclamava todos os britânicos a se prepararem para comprimir severamente o Estado-providência. Seu argumento principal ancorava-se na visão de que era preciso
estancar o surgimento de uma pretensa underclass de pobres alienados, dissolutos e perigosos originados de pródigas medidas sociais da década de 60.
estimular o surgimento de uma nova elite intelectual que propagasse exemplos inspiradores para uma underclass de pobres.
desenvolver novos programas sociais que combatessem o permissivismo dos anteriores impondo obrigações de comportamento a seus usuários.
dirigir a ação social para as necessidades específicas de atendimento a uma underclass de pobres alienados, dissolutos e perigosos no sentido de uma política de inclusão social.
reabsorver a pobreza com mais empregos e mais oportunidades para os pobres.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...