Corresponde a uma das inúmeras transformações no mundo do trabalho ocorridas no Brasil e em outros países nas últimas décadas:
A. A redução expressiva do trabalho morto e a ampliação do trabalho vivo, como expressão do salto tecnológico, resultou em índices crescentes de desemprego e subemprego.
B. Houve um aumento do número de trabalhadores nas fábricas e demais unidades produtivas devido aos novos processos de gerenciamento.
C. Em virtude da crise estrutural do padrão de produção anterior, dado pelos sistemas fordista e taylorista, buscou-se a alteração dos processos produtivos com o fim de repor os patamares de acumulação até então experimentados.
D. Há uma significativa homogeneização do trabalho, seja pela incorporação do enorme contingente de mulheres, seja pelo crescimento do setor de serviços.
E. O surgimento de novas modalidades de trabalho (em tempo parcial, precário, terceirizado, subcontratado, intermitente e aqueles vinculados à economia informal) contribuiu para intensificar as lutas e a organização dos trabalhadores.