Os efeitos da inflação podem modificar substancialmente o cálculo financeiro, sendo, pois, necessário levar em conta esses efeitos na análise financeira. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
- A. Caso um indivíduo aplique determinada quantia, pelo período de um ano, à taxa nominal de 24% ao ano, e a taxa de inflação, durante esse mesmo período, seja de 10%, então a rentabilidade real desse investimento será inferior a 14% ao ano.
- B. A taxa aparente de juros distingue-se da taxa nominal porque ela expurga os efeitos da inflação.
- C. Considere-se que uma empresa tenha contraído um empréstimo de R$ 20.000,00 por um ano e que, de acordo com as condições desse empréstimo, ela deva pagar 30% de juros mais a correção monetária do período, determinada pela taxa de referência (TR). Se a TR, durante esse período, for de 10%, então, o reembolso do empréstimo, após um ano, e a taxa de juros real ao ano correspondem, respectivamente, a R$ 28.000,00 e a 27,27%.
- D. Para uma aplicação feita no prazo de 30 dias, à taxa de juros de 60% ao ano, capitalizados mensalmente, se a inflação mensal for de 3%, então, a taxa de juros efetiva desse investimento será de 2% e, portanto, inferior à taxa de ganho real.