O uso inteligente da calculadora em sala de aula constitui recurso didático importante. Em uma atividade de classe um professor pediu que seus alunos obtivessem o resto da divisão de 234983762 por 929827 com o auxílio de uma calculadora simples. Um aluno resolveu o problema da seguinte forma:
Etapa 1: dividiu 234983762 por 929827 na calculadora.
Etapa 2: separou a parte inteira do resultado e multiplicou ela por 929827.
Etapa 3: subtraiu o resultado da etapa 2 de 234983762.
De acordo com o aluno, o resultado na etapa 3 é o valor procurado.
Com relação ao procedimento adotado pelo aluno, é correto afirmar que está
correto, porém aplica-se apenas para divisões de inteiros pares por inteiros ímpares.
correto, porém não se aplica no caso em que a divisão de inteiros for exata.
correto e aplica-se a qualquer divisão entre inteiros que possa ser feita na calculadora.
incorreto porque desprezar a parte decimal à direita da vírgula implica em alterações no resto procurado.
incorreto porque o resultado obtido não será exato, mas apenas uma aproximação do resto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...