Sociologia - Questões sociológicas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
No Brasil, o surgimento da República instaura o Estado laico, considerando juridicamente todas as religiões em pé de igualdade e garantindo a liberdade religiosa. Entretanto, Emerson Giumbelli observa que demoraria algum tempo para que o campo religioso estivesse suficientemente livre do jugo da Igreja Católica. Para que a liberdade religiosa viesse a ocorrer de fato no Brasil, este autor assinala a importância de duas circunstâncias:
o distanciamento da Igreja Católica do Estado a partir das tensões ocorridas durante o regime militar e o crescimento do pluralismo religioso.
as tensões que marcaram a relação da Igreja Católica com os evangélicos detonadas pela crise da Igreja Renascer e o crescimento do pluralismo religioso.
o surgimento de um novo campo de forças com o Concílio Vaticano II e a liberalização de uma visão mais ecumênica por parte da Igreja Católica.
o crescimento das tensões entre adeptos de religiões evangélicas e de religiões afro-brasileiras e a vinda do Papa João Paulo II ao Brasil.
a intervenção de dispositivos jurídicos que passaram a criminalizar o desrespeito aos princípios de liberdade religiosa e a promulgação da Constituição de 1988.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...