A resolução de problemas é peça central para o ensino de Matemática, pois o pensar e o fazer se mobilizam e se desenvolvem quando o indivíduo está engajado ativamente no enfrentamento de desafios. Essa competência não se desenvolve quando propomos apenas exercícios de aplicação dos conceitos e técnicas matemáticas, pois, neste caso, o que está em ação é uma simples transposição analógica: o aluno busca na memória um exercício semelhante e desenvolve passos análogos aos daquela situação, o que não garante que seja capaz de utilizar seus conhecimentos em situações diferentes ou mais complexas.
(MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Médio, p.112)
Com base no texto, analise as afirmações abaixo.
I. Na resolução de problemas, o tratamento de situações complexas e diversificadas oferece ao aluno a oportunidade de construir estratégias de resolução e argumentações.
II. O aluno busca na memória passos análogos aos de situações vividas anteriormente, e a aplicação ordenada desses passos garante, com certeza, o sucesso no enfrentamento de situações diferentes ou mais complexas.
III. Resolver um problema exige do aluno, unicamente, leitura cuidadosa e reflexiva.
Dessas afirmações, é correto o que se afirma APENAS em
I
I e II
I e III
II e III
II
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...