Uma professora de sociologia incluiu, no planejamento das atividades anuais, um estudo do meio. Propôs aos alunos que realizassem um mapeamento do bairro em que moram, a partir de um roteiro construído coletivamente em sala, objetivando identificar o tipo de moradia, entrevistar os moradores, com vistas a coletar dados socioeconômicos, verificar se há, ou não, certa concentração em determinados tipos de profissões e a oferta e a adequação dos equipamentos sociais para atender a população local. Ao final, realizariam uma análise dos dados coletados.
A partir desta atividade, é(são) o(s) tema(s) que NÃO pode(m) ser trabalhado(s) com os alunos:
As relações de poder como a-históricas e naturais.
A forma de distribuição de renda.
O liberalismo, pautado na idéia que os pobres devem colaborar na preservação dos bens dos ricos, os quais lhes oferecem trabalho.
A dominação, que garante a manutenção e a reprodução das desigualdades sociais.
As exclusões social, econômica e política.
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