Na estimativa das reservas de petróleo, podem ser empregados métodos probabilísticos e determinísticos. Os métodos probabilísticos baseiam-se na utilização de faixas e diferentes graus de certeza para cada um dos parâmetros envolvidos no cálculo dessas reservas.
De acordo com o estabelecido pela Agência Nacional de Petróleo, a abordagem probabilística deve utilizar uma probabilidade de 90% para as reservas
- A. provadas, 50% para as reservas provadas mais reservas possíveis e 10% para as reservas provadas mais reservas prováveis mais reservas possíveis.
- B. provadas, 50% para as reservas provadas mais reservas prováveis e 10% para as reservas provadas mais reservas prováveis mais reservas possíveis.
- C. provadas, 50% para as reservas provadas mais reservas prováveis e 10% para as reservas provadas mais reservas possíveis.
- D. prováveis, 50% para as reservas provadas mais reservas possíveis e 10% para as reservas provadas mais reservas prováveis mais reservas possíveis.
- E. prováveis, 50% para as reservas prováveis mais reservas possíveis e 10% para as reservas provadas mais reservas prováveis mais reservas possíveis.