Ubiratan D'Ambrosio, em seu livro Educação Matemática: da teoria à prática ressalta a educação para a cidadania, lembrando que educação é um ato político e que não há ação educativa politicamente neutra. Portanto, a responsabilidade do professor vai além de sua disciplina específica. Com base nas idéias do livro, NÃO se pode afirmar que
na preparação para a cidadania é fundamental o domínio de um conteúdo que seja relacionado com o mundo atual, com projeção para o futuro.
na educação matemática é particularmente importante a incorporação de uma preocupação com o meio ambiente.
o professor que tem a visão do que é matemática, do que constitui a aprendizagem matemática e do que constitui um ambiente propício para ela, já está suficientemente preparado para a educação para a cidadania.
a educação para a cidadania exige uma "apreciação" do conhecimento moderno, impregnado de ciência e tecnologia, e também exige do professor o papel de ajudar o aluno nesta apreciação, destacando os importantes princípios éticos associados.
a educação para a cidadania traz implícita uma ética da diversidade, de respeito pelo outro, solidariedade na satisfação de necessidades de sobrevivência e transcendência, cooperação com o outro na preservação do patrimônio natural e cultural comum.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...