Benedito Antonio da Silva, no artigo Contrato Didático do livro Educação Matemática: uma introdução, de Silvia Dias A. Machado e outros, escreve:
Analisando as situações abaixo a partir das reflexões do artigo, qual delas tem o procedimento de acordo com as idéias nele expressas?
Números relativos devem ser abordados usando exclusivamente o jogo de perdas e ganhos.
Os diagramas de Venn, que representam conjuntos, podem ser estudados como se eles fossem os próprios conjuntos.
A resolução do problema "Camila foi à loja levando R$ 200,00, comprou 4 canetas e trouxe R$ 20,00 de troco. Qual é o preço de cada caneta?", deve ser auxiliada, com absoluta segurança, pelo problema análogo e direto, com números menores, "5 pirulitos custam R$ 5,00. Quanto custa cada um?"
Para compreender o conceito e as propriedades das proporções basta ensinar o aluno a fazer um bolo.
Para ajudar o aluno com dificuldades na resolução do problema: "Calcule a soma
na qual D=5 e sabendo que a cada letra corresponde, exclusivamente, um só dígito de 0 a 9, e que a cada dígito corresponde uma única letra", o professor pergunta "existe alguma letra que seria possível transformar diretamente em número, com as informações dadas?"
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...