- Em processos de avaliação de desempenho em transportes, é usual utilizar-se uma função D(X) = ∑i pi xi, onde xi e pi (i = 1, 2, ..., n) são, respectivamente, os valores dos indicadores parciais de desempenho e os pesos relativos desses indicadores parciais no desempenho global. Essas funções têm sido criticadas por sua natureza compensatória, no sentido de que:
- A. a inexistência de termos cruzados na formulação da função omite inter-relacionamentos e interdependências existentes entre os indicadores parciais;
- B. dão possibilidade de os avaliados compensarem maus desempenhos em um período com desempenhos melhores em outros;
- C. desempenhos parciais elevados em alguns indicadores parciais podem mascarar, na avaliação global, desempenhos bem abaixo do admissível em outros;
- D. exigem que todos os indicadores sejam, independentemente da natureza distinta das variáveis a eles associada, quantificados em uma mesma escala;
- E. deixam em aberto a possibilidade de que as variáveis incluídas no modelo de avaliação sejam privilegiadas na estratégia do agente avaliado.