O movimento da contracultura teve como marco de lançamento na sociedade norte-americana o poema Uivo de A. Ginsberg, na década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda Guerra. As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contra cultura, à exceção de uma.
Assinale-a.
- A. recusa ético-comportamental do conjunto dos valores e das normas dominantes e crítica às formas tradicionais de prática da política.
- B. atitudes sócio culturais que condenam a industrialização, a acumulação material e o incentivo ao consumo, considerados causa da miséria humana.
- C. manifestações culturais coletivas e individuais de oposição ao estilo de vida definido como aceitável pela sociedade tecnocrata.
- D. comportamentos anti-conformistas e de declarada aversão contra as manifestações da cultura oficial veiculados pelas arte plástica, música, poesia, cinema e literatura.
- E. movimento de contestação à ordem burguesa capitalista, com base no sistema de valores científicos da racionalidade iluminista.