Harlan Lane (1992), na obra Máscara da Benevolência: a comunidade surda amordaçada, discorre sobre as representações sobre o surdo e a surdez. Sobre o posicionamento do autor nessa obra, é correto afirmar-se que
- A. muitos ouvintes compreendem que o surdo deve comporta-se como um ouvinte, portanto deve aprender a falar. Essa concepção é definida como Audismo.
- B. o autor encontrou, na literatura científica, muitas adjetivações negativas atribuídas ao surdo, como bárbaro, traiçoeiro, malandro e servil.
- C. a relação entre surdos e profissionais ouvintes, incluindo entre esses profissionais também tradutores-intérpretes de língua de sinais, vem sendo marcada por uma ação paternalista.
- D. o autor acredita que as adjetivações dadas pelos profissionais ouvintes aos surdos, como imaturo e impulsivo, são explicadas exclusivamente pelas situações de privação linguística e educacional a que os surdos foram submetidos.
- E. a despeito das adjetivações negativas, o autor também encontra, na literatura científica, comparação entre os surdos e os povos africanos, identificando, em ambos os grupos, força, determinação e capacidade de luta.