Sobre participação de personalidades na educação de surdos, é correto afirmar-se que
- A. Alexander G. Bell defendeu, fervorosamente, a oralização do surdo, o monolinguismo, a exclusão da língua de sinais e o afastamento do surdo dos espaços de convivência com outros surdos. A radicalidade do seu posicionamento diminuiu, entretanto, após ele se casar com uma jovem surda, Mabel.
- B. o monge beneditino Ponce de Leon dedicou-se a educar surdos na Espanha, predominantemente filhos de nobres, mas também, em menor escala, surdos de classes sociais mais baixas.
- C. entre os principais educadores da Idade Moderna, estão Juan Pablo Bonet, Rodrigues Pereire, J. Conrad Amman e Thomas Braidwood, que acreditavam que a fala/oralidade e a escrita deveriam ser as únicas ferramentas para educar os surdos.
- D. a iniciativa para a criação da 1ª escola para surdos, nos EUA, surgiu do reverendo Thomas Gallaudet, que, por ter uma filha surda, Alice, viajou para a Europa em 1755, em busca de um professor que o ajudasse a fundar a escola em Hartford.
- E. o médico italiano Girolamo Cardamo, no século XVI, foi um dos primeiros a se pronunciar quanto à necessidade e à capacidade do surdo de receber instrução.