Um importante acontecimento, na história mundial da educação dos surdos, foi o Congresso de Milão. Sobre ele, é correto afirmar-se que
- A. a França, apesar da tradição gestualista, assume um papel importante no Congresso de Milão, em defesa da oralização dos surdos. De fato, desde 1866, a França determinou que todas as crianças surdas frequentassem escolas comuns, onde seriam educadas com ênfase na oralidade e na escrita.
- B. 10 anos antes do Congresso de Milão, ocorrido em 1880, na Itália, aconteceu, em Paris, um congresso semelhante intitulado Ameliorametion du sort des sourmuets, cujo objetivo era discutir a educação de surdos e conseguir um pronunciamento favorável ao oralismo.
- C. participaram do Congresso de Milão, aproximadamente, 180 educadores de surdos da Europa e dos Estados Unidos. Dentre eles, havia uma minoria de aproximadamente 40 profissionais surdos que votaram contra a escolha do método oral.
- D. para Skliar (1997), a principal motivação, para a defesa da implementação do método oral nas escolas para surdos, foi decorrente de influências religiosas, pois o aprendizado da fala permitiria que os surdos pudessem realizar a confissão.
- E. Portugal participou ativamente do Congresso de Milão e votou favorável ao oralismo, pois acreditava na necessidade de unidade linguística no país.