Analise as afirmativas sobre a noção de trabalho em Marx, e assinale a alternativa CORRETA.
- A. Ao fim e a cabo, os demais animais são como os homens, pois ambos produzem para assegurar sua existência material, já que os animais também constroem para si ninhos, casas, como as abelhas, os castores etc. Além disso, ambos são capazes de produzir novas necessidades como resultados da sua existência social.
- B. Os homens são livres árbitros de suas forças produtivas. Portanto, essas forças produtivas são o resultado da energia prática dos homens e não são determinadas pelas condições em que os homens se encontram colocados e nem pelas forças produtivas já adquiridas, que eles não criaram e que é produto da geração anterior.
- C. A divisão capitalista do trabalho gera situações de especializações que propiciam uma situação histórica inédita em que as decisões a respeito do que, do quanto, de como, em que ritmo e por meio de quais métodos se produz, acabam por ser de domínio total do produtor direto.
- D. O caráter fetichista da mercadoria se dá pela incapacidade dos produtores de perceber que, por meio da troca dos frutos do trabalho no mercado, são eles próprios que estabelecem uma relação social, fator crucial por trás dessa produção, o que é abduzido na percepção comum das pessoas, adquirindo para elas apenas a forma fantástica de uma relação de coisas entre si: troca-se uma certa quantidade de moedas por um saco de cimento.