Lodenir Karnop aponta depoimentos de surdos que tratam da leitura como dificuldades que encontram em lidar com a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa. Cita como problemática as práticas de leitura e escrita na escola e as formas como são estabelecidas as relações entre língua de sinais e língua portuguesa. Em uma escola bilíngue, a proposta da educação deverá varrer a ilusão de que
- A. o surdo é considerado um aluno com deficiência verbal ou deficiência linguística, e a escola deverá oferecer uma noção adequada das relações entre a língua portuguesa e a língua de sinais.
- B. a escola reconhece a situação bilíngue do surdo e aceita qualquer manifestação linguística diferente.
- C. as práticas de leitura e escrita do aluno surdo são insubstituíveis por outra língua utilizada pelo professor ou pelo livro didático.
- D. a educação deverá analisar o status linguístico da língua de sinais e da língua portuguesa no contexto escolar levando em consideração as capacidades e habilidades do bilíngue.
- E. o ensino da língua portuguesa deverá estar vinculado ao conhecimento de mundo e ao conhecimento linguístico dos alunos.