Questão número 173051

Ao longo da história de educação de surdos, diferentes metodologias e abordagens foram defendidas e aplicadas. Dentre elas, podemos destacar três, cujas características principais estão descritas abaixo:

I. “Baseado em muitas técnicas, seu foco principal era desenvolver a fala e a leitura orofacial. O pressuposto básico era de quem sem essas competências, o surdo não poderia se comunicar. A língua de sinais era proibida”.

II. “Considerada uma situação intermediária, essa abordagem não descartava a utilização da língua de sinais. Baseava-se na premissa básica de que toda forma de comunicação era válida, sendo que nenhum método deveria ser enfatizado ou proibido”.

III. “Abordagem que prevê a aquisição precoce da língua de sinais, sem descartar a necessidade de desenvolvimento da língua da sociedade a qual o surdo pertence. A fala é vista como uma possibilidade, e não como uma necessidade, e seu ensino não é mais o objetivo principal da escola. Está ancorada nos princípios de valorização multicultural e das identidades surdas”.

Assinale a única alternativa que apresenta corretamente essas concepções e suas respectivas definições, na ordem em que aparecem.

  • A. I – Oralismo, II – Comunicação Total e III – Bilinguismo.
  • B. I – Comunicação Total, II – Oralismo e III – Bilinguismo.
  • C. I – Comunicação Total, II – Bilinguismo e III – Plena Comunicação.
  • D. I – Oralismo, II – Comunicação Parcial e III – Bilinguismo.
  • E. I – Bilinguismo, II – Comunicação Total e III – Oralismo.
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