As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
A verdadeira liderança
Uma organização prestadora de serviços foi contratada para realizar um trabalho que envolveria vários de seus integrantes. Um destes, a certa altura, deixou de participar das atividades programadas. Então, o líder do grupo decidiu visitálo. Era uma noite muito fria, e encontrou o seu liderado em casa, sozinho, sentado diante da lareira, onde um fogo brilhante e acolhedor queimava as achas.
Sabendo o porquê da visita do líder, o liderado deu-lhe as boas-vindas, convidou-o a sentar-se em uma cadeira que estava perto da lareira e ficou quieto, esperando. O líder acomodou-se confortavelmente, porém não disse nada. Em silêncio, ambos contemplavam o estalar da lenha e a dança das chamas.
Quando passaram alguns minutos, o líder se levantou, foi para junto da lareira, examinou as brasas que se formaram e, cuidadosamente, selecionou a mais incandescente de todas, separando-a das demais e empurrando-a para o lado. Em seguida, sentou-se novamente, permanecendo silencioso.
O liderado quieto, porém fascinado, analisava todos os gestos do líder. Aos poucos, percebeu que a brasa, antes a mais viva de todas, ia perdendo, agora solitária, o brilho e o calor. Passados alguns minutos, apagou-se de vez.
O líder levantou-se, foi de novo para junto da lareira e manipulou novamente o carvão apagado, colocando-o de volta entre as brasas, no meio do fogo. Imediatamente o carvão voltou a incandescer, alimentado pelo calor dos outros carvões ardentes.
Nenhuma palavra tinha sido dita desde o cumprimento inicial. O líder levantou-se para ir embora. Quando se aproximou da porta, seu liderado lhe disse: "Você é um líder verdadeiro, obrigado por ter vindo e por me ensinar tanto por meio desse seu belíssimo sermão. Quero voltar ao convívio do nosso grupo."
(Ad
Está correta a articulação entre os tempos e modos verbais na frase:
O líder levantara-se, tendo ido de novo para junto da lareira e manipulando novamente o carvão que se apagou.
Sentaram-se, e assim ficariam algum tempo, a olhar as chamas que dançavam na lareira, produzidas pelo queimar das achas.
À medida que fossem queimando, as achas ensejam uma espécie de dança, que os dois acompanhariam com deleite.
O liderado acompanhava com atenção o cuidado com que o líder aproximaria o carvão das chamas que ardem com intensidade.
Se nenhuma palavra tinha sido dita, ainda assim fora evidente que cada gesto valesse por si só um belo sermão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...