Assinale a opção em que o trecho adaptado da obra Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade, de Marshall Berman, foi totalmente transcrito com correção gramatical.
A perspectiva do novo homem no carro gerará os paradigmas do planejamento e design urbanos do século XX. O novo homem, diz Le Corbusier, precisa de outro tipo de rua, no qual será uma máquina para o tráfego ou para variar a metáfora básica, uma fábrica para produzir tráfego.
Uma rua moderna precisa de ser bem equipada como uma fábrica. Nela, como a fábrica moderna, o modelo mais bem equipado é o mais altamente automatisado: nada de pessoas, exceto, as que operam as máquinas; nada de pedestres, desprotegidos para retardar o fl uxo. Na cidade do futuro, o macadame pertencerá somente ao tráfego.
À partir do relance mágico de Le Corbusier, nasceu uma visão de um novo mundo: um mundo inteiramente integrado de torres altíssimas, circundadas de vastas extensões de grama e espaço aberto, ligados por super-rodovias aéreas e servido por garagens e shopping-centers subterraneos.
Nos novos ambientes urbanos, a antiga rua, com sua volátil mistura de pessoas e tráfego, negócios e residencias, ricos e pobres, foi eliminado, cedendo lugar a compartimentos separados, com as entradas e as saídas estritamente monitorados.
Uma nova onda de modernização neutralizou as forças anárquicas e explosivas que a modernização urbana, outrora, havia reunido. Os modernistas não perceberam que o velho caos urbano, na verdade, constituía uma ordem humana rica e complexa.
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