Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
- A. A expressão Ignoro, utilizada no 2º parágrafo, compõe uma cadeia de sentido com construções posteriores do texto, como creio que na casa dos 80 (3º parágrafo) e Se não me engano (4º parágrafo), todas elas reveladoras de uma esperada imprecisão do autor, dado estar relatando memórias antigas.
- B. O pronome relativo que, utilizado no último trecho do 1º parágrafo, pode ser substituído, sem que ocorra desvio à prescrição gramatical ou prejuízo semântico, por a qual, visto que manteria correta relação de sentido e de concordância com seu referente construção.
- C. Em Prometeu construir a capela com o fruto de seu trabalho e de donativos, a substituição da segunda ocorrência da preposição de pela preposição com não representaria nenhum prejuízo semântico para o texto nem alteraria efetivamente as relações sintáticas da frase.
- D. No 1º parágrafo, seria opcional o uso de uma vírgula após Santa Ifigênia, sem que isso alterasse o sentido ou a correção gramatical do trecho; já a vírgula após construção justifica-se devido ao caráter explicativo da oração adjetiva que a sucede, por isso a opção de tirá-la implicaria alteração no sentido original da frase.
- E. No 2º parágrafo, em Prometeu construir a capela, a substituição do termo sublinhado por um pronome oblíquo átono geraria a construção Prometeu construí-la. Conforme as regras vigentes de acentuação, o uso do acento em construí-la se dá pelo mesmo motivo que o presente em palavras como fazê-la ou levantá-la.