Língua Portuguesa - Sintaxe - - 0000
Assinale a opção em que o texto foi transcrito com erro de concordância.
Seja qual for a forma adotada para controle global sobre as forças globais, não pode ser uma cópia ampliada das instituições democráticas desenvolvidas nos primeiros séculos da história contemporânea.
Tais instituições se fizeram na medida do Estado nacional – que era então a totalidade social maior – e são particularmente pouco aptas para ampliação em uma escala global.
O Estado nacional também não era uma hipérbole dos mecanismos comunitários, mas, pelo contrário, era o produto final de formas radicalmente novas de convivência humana, assim como a solidariedade social.
O Estado nacional, que finalmente proporcionou a tão procurada resposta aos desafios da "primeira secessão", surgiram apesar dos obstinados defensores das tradições comunitárias e mediante progressiva erosão das já débeis e diminutas soberanias locais.
Toda resposta eficaz à globalização não pode ser nada além de global. E o destino de semelhante resposta global depende de que surja e tome corpo um âmbito político global, entendido como algo distinto de "internacional".
(Zygmunt Bauman, O desafio ético da globalização, Correio Braziliense, 21/07/2001)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...