Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
A concordância, verbal e nominal, é assunto que, em geral, extrapola os limites da sala de aula. As próprias crianças, ao construírem sua fala, revelam a observação de uma gramática implícita na qual se fazem presentes os padrões lingüísticos aos quais estão expostas. Conforme Britto (1997: 157), "as ações da linguagem decorrem da própria historicidade das línguas naturais e significam tanto as constrições, os limites que as possibilidades formais estabelecem, quanto o próprio sistema de referências dentro do qual o sistema lingüístico se torna significativo". Com base nisso, aponte, entre os enunciados dados a seguir, aquele(s) em que a concordância verbal foi estabelecida adequadamente:
As ações que se fazem com a linguagem têm como pressuposto a constatação de que, ao falarem, os homens realizam mais que simplesmente enunciar alguma coisa.
Será considerado apenas os cupons recortados da edição nº 37 e os originais das cartas enviadas pelos participantes da promoção, não sendo aceito cópias xerox ou feitas em qualquer outra forma de reprodução.
Não conseguimos encontrar o que procurávamos. O que soubemos é que já fazem três anos que a família mudou daquela casa.
A velha senhora não cansava de repetir que houveram tempos em que se podia andar tranqüilamente nas ruas, sem a preocupação com assaltantes e outros tipos de marginais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...