Sociologia - Geral - - 0000
Assinale a única dedução incorreta entre aquelas apresentadas a partir do texto.
"Economistas clássicos (Ricardo) destacavam o fato de que a incorporação de máquinas nos processos produtivos poderia ser poupador de mão-de-obra, o que os levou a concluir que o desemprego tecnológico resulta do impacto da tecnologia sobre o mercado de trabalho. Nesse sentido, do ponto de vista macroeconômico, sempre que houver crescimento sistemático da produtividade do trabalho superior ao do produto, face à incorporação de algum tipo de inovação, estar-se-á diante de um processo poupador de mão-de-obra". (Catami, 1997)Ao nível das firmas, existe sempre uma tendência à inovação técnica da produção sem maiores cuidados com os impactos que esta vocação possa provocar no mercado de trabalho total.
A inovação tecnológica da produção gera desemprego crescente na indústria, mas no conjunto geral do total de emprego ofertado na economia o resultado é um saldo de soma zero entre emprego e desemprego.
O principal impasse das políticas públicas de emprego é adequar decisões macroeconômicas à lógica das empresas vistas isoladamente. Nestas, a evolução tecnológica para aumentar a produtividade é parte constitutiva da sua lógica de existência e vem antes da função social de gerar novos postos de trabalho.
Com o progresso técnico incorporado ao processo produtivo, a produtividade do trabalho aumenta substancialmente. Assim as empresas tendem a priorizar investimentos em tecnologias modernas que lhes garantem maior produtividade e menor problema na relação empregador/empregado.
Todas as análises sobre a relação progresso técnico/trabalho desenvolvidas a partir dos economistas clássicos apontam na direção de comprovação das teses então elaboradas. Entretanto, o mundo atinge um estágio no desenvolvimento de novas técnicas de produção e de suas funções sociais que se torna urgente rever a sua adequação às necessidades sociais do emprego.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...