Sociologia - Geral - - 0000
Assinale a única opção falsa que pode decorrer da reflexão abaixo.
"A manufatura padrão na transição do artesanato para a manufatura é a têxtil. É nesse setor de produção que ocorreram as transformações mais significativas. A produção baseada na cooperação desaparece quando se instalam as manufaturas nas cidades européias e são elas que responderão pela separação entre capital e trabalho, acelerando a divisão do trabalho complexo nas grandes indústrias no capitalismo". (C.R. Oliveira, 95)Sem dúvida a divisão do trabalho e a produção de mercadorias são fundamentais para explicar o papel das manufaturas na transição mesmo se vários fatores são imbricados sem poder dizer que um é dominante.
A partir do século XVI o trabalho artesanal começa a modificar-se. O aumento da demanda exige a expansão das oficinas e a melhoria qualitativa dos tecidos – o algodão e a seda convivem com a lã. Neste momento, altera-se a condição do trabalhador.
A transição do artesanato para a manufatura significou a urbanização da produção de mercadorias. As oficinas expandem-se e instalam-se nos subúrbios das cidades, livrando-se gradativamente das regulamentações feudais.
A lógica das corporações era suficientemente sólida para se adaptar com agilidade às novas condições da economia européia de então. Mesmo reagindo contra a divisão do trabalho, as corporações sobreviveram diante da nova realidade econômica.
A divisão do trabalho é organizada para atender ao aumento da demanda com maior produtividade. Nesses casos, a divisão profissional do trabalho é substituída pela divisão técnica do trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...