Sociologia - Geral - - 0000
Há uma incompatibilidade de conteúdo entre o sentido do texto abaixo e uma das opções que seguem. Assinale-a.
"O trabalho pode existir segundo formas sociais diferentes. A análise de suas relações com a família revela a estreita imbricação das esferas do profissional e do doméstico. O movimento que se instaurou através do assalariamento conduziu a uma pulverização da forma família, o trabalho profissional se exteriorizando em relação a ela. Entretanto a relação de articulação entre os dois se manteve: a família participando ao mesmo tempo de uma atividade produtiva e do sustento doméstico para assegurar a reprodução do conjunto de seus membros. O trabalho profissional e o trabalho doméstico têm, entre si, relação de justaposição quando realizados juntos num só lugar. Entretanto, essas relações de imbricação persistem da mesma forma, quando eles são aparentemente dissociados." (De Coster e Pichault, 1994)A qualificação exigida no trabalho profissional feminino guarda estreita relação com aquelas qualidades exigidas no trabalho doméstico.
A transferência de qualificação "às vezes se opera no sentido inverso" do profissional ao doméstico; por exemplo, o exercício profissional de trabalho manual pelos homens torna-se atividade de reparos domésticos nas suas famílias.
A família é a unidade, a instância social que permite a regulação do trabalho entendido como o conjunto do profissional e do doméstico, sendo, portanto, o lugar da regulação do trabalho.
A ocorrência simultânea no mesmo espaço dos dois tipos de atividade profissional e doméstico conduz não só a dificuldade de separar claramente o que diz respeito a uma ou outra atividade, mas também a uma intensificação da produção doméstica.
A passagem do artesanato à manufatura exigiu novo perfil profissional dos trabalhadores. Nesse sentido o trabalho exigido na manufatura era qualitativamente incompatível com o trabalho doméstico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...