Sociologia - Geral - - 0000
A partir do conteúdo do texto abaixo considerar a incoerência de uma das opções que dele se deduz.
O trabalho dos assalariados não é remunerado à medida de seu resultado. Os detentores dos meios de produção apropriam-se da mais-valia, então, concluiu Marx, existe exploração. Esta apropriação está no coração dos conflitos de classe. O princípio desta condição é que o trabalhador seja livre para vender seu trabalho a quem quiser. O que regula esta venda é o contrato de trabalho.O valor de troca do trabalhador é sempre inferior ao seu valor de uso. Isso oferece as bases para a existência da exploração capitalista.
Entre o trabalho livre e a exploração, nos termos de Marx, está sempre presente a dificuldade do trabalhador em barganhar seu valor real na assinatura do contrato de trabalho.
Pelo fato de o trabalhador livre ser destituído de todo meio de produção, ele se submete à condição de exploração quando vende a sua força de trabalho no mercado.
O trabalho livre oferece ao trabalhador elementos de barganha na assinatura do contrato de trabalho fazendo desaparecer a exploração no processo de trabalho.
Marx desmascara a armadilha da economia "vulgar", aquela que consiste em acreditar nas aparências do jogo da oferta e da demanda para analisar os fenômenos de troca no mercado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...