Entre as principais características políticas, sociais e econômicas típico-ideais do processo que diversas correntes sociológicas denominam de modernização está correto destacar a
organização racional do Estado que, segundo a definição de Weber, implica uma tendência à diversificação, especialização e centralização das tarefas estatais e um processo de burocratização das suas funções administrativas.
urbanização e a industrialização que, segundo a definição de Marx, significa que apenas os países cuja maioria da população vive na cidade e exerce a atividade econômica na indústria podem ser considerados modernos.
democratização da participação política, tal como previsto por Durkheim, o que durante o século XX ocorreu de maneira ininterrupta em todas as sociedades modernas industrializadas.
extensão de direitos políticos como o voto, tal como idealizado pela teoria socialista de Marx, mas que até hoje são inexistentes em sociedades desiguais como a brasileira, fortemente marcada pela convivência entre o moderno e o arcaico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...