A frase cuja REDAÇÃO está inteiramente clara e correta é:
A. Para quem acredita em destino e que o dia da morte está marcado, nada nem ninguém pode alterá-la ou prolongá-la, e nenhum remédio poderia ser proscrito para salvar aquele que já está condenado.
B. Não foi absolutamente efêmera há glória de Gonçalves Dias, mas ao contrário duradoura e imperecível, já que ainda hoje o autor da Canção do exílio é considerado um dos maiores poetas brasileiros de que conhecemos.
C. Outra extraordinária coincidência na biografia de Gonçalves Dias é a composição de um poema chamado O mar, em cujos versos aquele que viria a morrer num naufrágio alude ao oceano terrível e à própria morte.
D. Senão tivesse morrido no naufrágio do Ville de Boulogne, é possível que Gonçalves Dias não sobreviveria muitos dias à seu desembarque, pois seu estado de saúde era de fato muito grave.
E. Ser dado por morto e estar bem vivo, numa experiência das mais inquietantes que o ser humano pode vir a conhecer, cuja é talvez ainda mais terrificante quando se depara de repente com a notícia da própria morte.