Os casos de corrupção nas diversas esferas do Estado brasileiro vêm despertando a atenção da sociedade para as atuais relações entre o público e o privado na política nacional. Sobre a contribuição da sociologia para a análise desse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. O conceito clientelismo pode ser utilizado para descrever ações de favorecimento por meio das quais os grupos de interesse se relacionam entre si e negociam privilégios com os diferentes setores da sociedade em troca de apoios diversos.
- B. O patrimonialismo pode ser considerado como uma característica histórica do Estado brasileiro, pois se refere a uma forma de exercício do poder político por meio da qual os dirigentes personalizam a administração estatal e realizam um uso privado dos cargos e recursos públicos.
- C. Roberto da Matta apresenta a ideia de jeitinho para descrever um tipo de conduta social utilizado para facilitar a realização de determinadas ações que deveriam ser impessoais.
- D. Alguns entraves ao exercício da cidadania no Brasil podem ser atribuídos à tradição conservadora e autoritária do Estado que, historicamente, conservou para si o poder decisório e reduziu a esfera pública, dificultando a participação civil na vida política da sociedade.
- E. Segundo Sérgio Buarque de Holanda, a cordialidade, princípio do caráter nacional, possibilitou que se enraizassem, no país, práticas sociais impessoais que favorecem a corrupção.