Dentre os pensadores clássicos da sociologia, Max Weber se destaca por sua obra complexa e profunda, na qual constitui um momento da compreensão dos fenômenos históricos e sociais e, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre o método das ciências histórico-sociais. Portanto, a respeito de seus pressupostos teóricos, assinale a alternativa INCORRETA:
- A. Observa-se que na concepção de Durkheim, a comunidade é anterior à sociedade, ou melhor, a comunidade se transforma em sociedade. Já para Weber, comunidade e sociedade coexistem. A comunidade existe no interior da sociedade, como por exemplo, a família (comunidade) que existe dentro da sociedade.
- B. Ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui a sua conduta, um significado ou sentido próprio e esse sentido relaciona-se com o comportamento de outras pessoas.
- C. Para Weber, a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Por isso, considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação, evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui a sua conduta.
- D. O principal objetivo de Weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim, a sua estrutura inteligível e não a análise das instituições sociais, como dizia Durkheim.
- E. Diferentemente de Durkheim, a objetividade do conhecimento é impossível, pois não se pode separar claramente o conhecimento empírico da ação prática. Assim sendo, não cabe ao cientista buscar a objetividade.