Conforme a significação contextual das palavras e as relações de sentido que elas estabelecem, assinale a alternativa correta.
- A. O vocábulo consciência poderia substituir o termo sublinhado no período Especialistas apontam a falta de conscientização da população como um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no Brasil. (linhas de 1 a 3), pois ocorre entre eles uma relação de sinonímia.
- B. A oração sublinhada no período Sem essa política, não construímos o doador do futuro. (linhas 7 e 8) tem sentido contrário ao da redação Com a ausência dessa política, pois os vocábulos Sem e Com são antônimos.
- C. As construções Yêda queixa-se da falta de doadores voluntários (linha 13) e Yêda reivindica a falta de doadores voluntários veiculam informações semelhantes, pois, em cada uma das situações, o verbo expressa a insatisfação do sujeito com a falta de doadores voluntários.
- D. A locução sublinhada no período É preciso um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente. (linhas de 23 a 26) poderia, de acordo com a norma-padrão, ser substituída pela construção através de, já que ambas remetem à mesma ideia.
- E. As construções sublinhada no período Além disso, de acordo com os especialistas, muitas pessoas ainda buscam doar sangue com o intuito de obter vantagens. (linhas de 27 a 29) introduzem, respectivamente, a mesma ideia expressa pelas estruturas Como se não bastasse isso e em consonância com.