De acordo com Roberto DaMatta, o entendimento da sociedade brasileira passa pela forma que interpretamos dois importantes espaços sociais; o mundo da casa e o da rua. A respeito da sociabilidade que se produz dentro destes diferenciados mundos, assinale a alternativa INCORRETA:
- A. A casa é o espaço da intimidade onde há ideia de um destino em conjunto e de objetos, relações, valores (as chamadas tradições de família) que todos do grupo sabem que importa resguardar e preservar.
- B. A casa não se trata apenas de um lugar físico, mas de um lugar moral: esfera onde nos realizamos através do trabalho.
- C. A rua é o lugar do movimento, onde temos apenas grupos desarticulados de indivíduos, a massa humana que povoa as nossas cidades e que remete sempre à exploração e a uma concepção de cidadania e de trabalho que é nitidamente negativa.
- D. Na rua, então, o tempo corre, voa e passa. Muito mais que no lar, onde ele está suspenso entre as relações prazerosas e amorosas de todos com todos.
- E. O fato é que não temos a glorificação do trabalhador, nem as ideias de que a rua e o trabalho, são locais onde se pode honestamente enriquecer e ganhar dignidade.