Para responder as questões 19 e 20, leia o texto a seguir, um fragmento de "memorial de Aires", de Machado de Assis, em que o narrador, o Conselho Aires, relata, em dois fragmentos, acontecimentos referentes à abolição da escravidão:
Sobre o texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no período "Dizem que em poucos dias será lei", pode-se substituir, sem prejuízo semântico, a forma verbal "dizem" por "diz- se", apesar das diferenças sintáticas das duas construções.
o segundo período do dia 13 de maio corresponde, semanticamente, a "Confesso que senti grande prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da Regente, porque nunca fui, nem o cargo me consentia ser propagandista da abolição".
no terceiro período do primeiro parágrafo do dia 13 de maio, o pronome relativo "onde" poderia ter sido preposicionado, assumindo a forma "aonde", graças à regência do verbo da oração adjetiva.
no quarto período do segundo parágrafo do dia 13 de maio, nos termos "a ele" e "aos outros", as duas ocorrências da preposição "a" são obrigatórias, já que esse fenômeno se deve à regência do verbo "deixar".
no quinto período do segundo parágrafo do dia 13 de maio, os verbos "dizer" e "fazer" foram flexionados na terceira pessoa do plural pelo mesmo motivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...