Considere a situação em que um funcionário de uma equipe da Funai precise redigir um ofício para encaminhar ao titular da Coordenação Geral de Índios Isolados a solicitação dos índios de criação, nas proximidades de suas aldeias, de uma coordenação técnica local.
De acordo com as normas de redação de atos e comunicações oficiais, nesse expediente, deve(m) constar
- A. tipo e número do expediente, seguidos da sigla do órgão que o expede.
- B. vocativo, que, no caso, deve ser Excelentíssimo Chefe da Coordenação Geral de Índios Isolados.
- C. introdução, de preferência, iniciada por termos que expressem cortesia, como, por exemplo: Tenho a honra de encaminhar a Vossa Excelência.
- D. justificativa do pedido encaminhado, sendo adequada, por exemplo, a seguinte redação: Conforme é de vosso conhecimento, esse povo indígena vem há muito reivindicando a tal criação, porque se encontra em situação de vulnerabilidade.
- E. a identificação do emissor nome e cargo que ocupa , dispensada a assinatura, por se tratar de funcionário que não ocupa cargo de chefia.