Texto para as questões 9 e 10
Maria da Silva, chefe de uma unidade administrativa, após perceber que, em sua seção, havia a necessidade urgente da compra de materiais de expediente, como envelopes, papéis e canetas, decidiu encaminhar uma correspondência oficial, por email, sem certificação digital, a João dos Santos, chefe da unidade responsável pelo controle desses materiais, requisitando o envio, com urgência, dos materiais que faltavam.Com base na situação hipotética acima apresentada e nas normas para redação de correspondências oficiais, assinale a opção correta.
Como o valor documental do email está condicionado à certificação digital que ateste a identidade do remetente, a solicitação feita por Maria não tem valor documental, já que não foi encaminhada conforme essa orientação.
Caso queira expor ideias para desburocratizar e agilizar a tramitação de documentos oficiais no órgão onde atua, Maria deverá utilizar como forma de comunicação, a exposição de motivos.
Na qualidade de chefe de unidade administrativa, Maria deveria ter encaminhado a solicitação dos materiais por meio de requerimento.
Nessa situação, o ofício é o documento mais apropriado para o encaminhamento da solicitação dos materiais, por ser uma forma de comunicação eminentemente interna, a ser utilizada entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...