A redação de atos oficiais deve obedecer, para sua maior eficiência, a princípios elementares de estruturação de texto. Esses princípios, contudo, são válidos não apenas para o ato oficial, mas também para qualquer tipo de escrita que privilegie a transparência e a comunicabilidade, a clareza da exposição. No que se refere ao conjunto de observações que podem auxiliar na tarefa de redigir bem, como simplicidade, objetividade, concisão e clareza, assinale a alternativa correta.
- A. Um dos principais problemas de quem passa a dedicar-se mais intensamente à escrita é a inclinação a dizer da forma mais curta e simples possível.
- B. Enunciados longos levam o leitor à concentrar-se no texto, pois procuram apresentar, de forma próxima e agrupada, tudo aquilo que se quer falar.
- C. Na redação dos atos e comunicações oficiais, devem ser utilizadas as palavras ou expressões de língua estrangeira o quanto for necessário.
- D. Quando for necessária a remissão a texto legal, a primeira referência deve indicar apenas o número da norma e o ano.
- E. As comunicações oficiais devem tratar os assuntos públicos de forma impessoal, ou seja, sem impressões pessoais sobre o assunto tratado.