Indique a opção em que o trecho foi transcrito em desacordo com a norma escrita culta.
Muitos economistas transferem para o plano analítico o que é sua obsessão ideológica: a eliminação da política e do conflito de interesses das classes e dos estados.
Por isso, vêem intenções ou construções ''conspiratórias'' onde, na verdade, o que existe é o desenvolvimento histórico de um sistema de criação da riqueza que é inseparável do processo de acumulação do poder político.
Razão pela qual a explicação dos acontecimentos e da evolução de médio e longo prazos do próprio sistema envolvem o acompanhamento e a análise permanente do seu ''jogo'' de poder, no plano internacional como no plano local.
Para eles é bem mais simples desqualificar o poder político como ''conspiração'', e as próprias conspirações concretas como se elas tampouco existissem e não fossem um processo de decisão política absolutamente corriqueiro.
Com isso conseguem descartar tanto o mundo dos interesses contraditórios como o das hierarquias estabelecidas, e, ao mesmo tempo, desvalorizar o momento da vontade, da organização, da decisão e da coragem para questionar e mudar os rumos daquilo que consideram ser mera imposição tecnológica ou do mercado.
(Adaptado de José Luís Fiori, Correio Braziliense, 20/10/2000)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...