Relatórios administrativos são comunicações produzidas pelos membros de uma organização, desde que requeridos ou utilizados pelos administradores. Eles podem ser, dentre outros, uma simples carta ou, ainda uma conferência, um quadro, um gráfico, uma tabela. Se o relato do fato ocorrer em conversa, o relatório administrativo será oral. Sendo assim, para maior eficácia de um relatório, ele deve ser elaborado a partir de técnicas como:
Esfriar a mensagem, em vez de mil palavras, usar duzentas, em vez de vinte páginas, usar gráficos, tabelas e outras ilustrações que causam maior impacto que as palavras. Considerar todas as informações, não deixando nenhum dado relevante ou irrelevante de fora do relatório.
Deve considerar o assunto, o enfoque, as circunstâncias, o receptor e reunir todas as informações antes de começar a redigi-lo. Considerar todas as informações, não deixando nenhum dado relevante ou irrelevante de fora do relatório.
Além de habilidade para se comunicar, deve ter capacidade para analisar as situações e inferir delas as reais necessidades dos administradores. Não deve considerar tanto o assunto, o enfoque e as circunstâncias, e sim reunir todas as informações possíveis.
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