No século XIX, século da afirmação e divulgação da cultura européia, o pensar europeu, efetivamente, se instituiu como modelo cultural e político a ser seguido pelas sociedades periféricas. Esse pensar preconizava as diversas teorias do desenvolvimento, cujo modelo deveria ser imitado para que as sociedades se desenvolvessem e atingissem o progresso que os europeus alardeavam. Entre esses pensares, um dos mais destacados era o de definir o atraso das sociedades como fruto da composição étnico-racial da sua população. Nesse sentido, haveria a necessidade de embranquecer a população das sociedades para que estas alcançassem o desenvolvimento. Tal fato marcou, decisiva e definitivamente, as sociedades periféricas; populações foram submetidas a esse modo de pensar, cujos frutos, no Brasil, podem-se exemplificar na escravidão de indivíduos negros
A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
As políticas de cotas nas universidades públicas brasileiras são pensadas como uma resposta compensatória às conseqüências da adoção das teorias raciais vigentes no século XIX.
Políticas públicas de distribuição de renda não atingem, em sua maioria, as populações excluídas do desenvolvimento social com base nas teorias raciais do século XIX.
As políticas compensatórias terão êxito somente se forem voltadas para as populações cujo perfil se coadune com o padrão europeu.
As políticas públicas não têm sido pensadas para as populações com base no seu perfil étnico, mas de acordo com as conjunturas políticas do momento.
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