Questão número 18395

No século XIX, século da afirmação e divulgação da cultura européia, o pensar europeu, efetivamente, se instituiu como modelo cultural e político a ser seguido pelas sociedades periféricas. Esse pensar preconizava as diversas teorias do desenvolvimento, cujo modelo deveria ser imitado para que as sociedades se desenvolvessem e atingissem o progresso que os europeus alardeavam. Entre esses pensares, um dos mais destacados era o de definir o atraso das sociedades como fruto da composição étnico-racial da sua população. Nesse sentido, haveria a necessidade de embranquecer a população das sociedades para que estas alcançassem o desenvolvimento. Tal fato marcou, decisiva e definitivamente, as sociedades periféricas; populações foram submetidas a esse modo de pensar, cujos frutos, no Brasil, podem-se exemplificar na escravidão de indivíduos negros

A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    As políticas de cotas nas universidades públicas brasileiras são pensadas como uma resposta compensatória às conseqüências da adoção das teorias raciais vigentes no século XIX.

  • B.

    Políticas públicas de distribuição de renda não atingem, em sua maioria, as populações excluídas do desenvolvimento social com base nas teorias raciais do século XIX.

  • C.

    As políticas compensatórias terão êxito somente se forem voltadas para as populações cujo perfil se coadune com o padrão europeu.

  • D.

    As políticas públicas não têm sido pensadas para as populações com base no seu perfil étnico, mas de acordo com as conjunturas políticas do momento.

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