Língua Portuguesa - Pronome - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
Analise a correlação feita entre os pronomes sublinhados e seus referentes, dados entre parênteses.
1. Qualquer criança, tendo acesso à linguagem, domina rapidamente, logo nos primeiros anos de vida, todo um sistema de princípios e regras que lhe (criança) permitem ativar ou construir inteiramente a gramática de sua língua.
2. A linguagem (...) é algo que desabrocha e se desenvolve como uma flor, que amadurece no curso dos anos, desde que se assegurem à criança mínimas condições de acesso às manifestações lingüísticas de seus (anos) pais e de sua comunidade lingüística.
3. Tanto é assim que qualquer criança logo compreende e produz inúmeras expressões que jamais ouviu, operando ela mesma sobre essas novas orações com os recursos próprios do sistema "computacional" de produção e interpretação de seu (sistema) cérebro.
4. Em resumo, todo falante, independentemente da modalidade de linguagem de que se sirva, possui uma gramática interna ou, pelo menos, a (gramática) interioriza já em tenra idade (...).
A correlação está feita corretamente em:
1 e 4, apenas
1 e 2, apenas
2, 3 e 4, apenas
3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...