Os trechos a seguir constituem sequencialmente um texto adaptado de O Globo de 9/6/2013.
Assinale a opção que foi transcrita com erro de pontuação.
- A. O país abriu recentemente os olhos para a questão dos portos, os quais possibilitam as entradas e as saídas das mercadorias relacionadas ao comércio exterior brasileiro, mas deveriam também cumprir papel mais importante na distribuição de bens comercializados entre uma região e outra do país.
- B. À medida que se tornem mais eficientes, os portos poderão exercer tal tarefa, aumentando consideravelmente seu movimento, com ganhos de escala que podem traduzir-se em redução de custos e benefícios para todos.
- C. Mas os portos não são ilhas isoladas e dependem de bons acessos terrestres, marítimos ou fluviais. A formação dos corredores de transportes quase sempre extrapola as divisas de um município, um estado ou mesmo uma região, o que implica mais comprometimento do governo federal no planejamento e no estímulo à realização de investimentos.
- D. Isso é essencial, porque um dos pontos negativos citados em pesquisas sobre a capacidade de atração de investimentos externos é, no caso do Brasil, a infraestrutura.
- E. Estados e municípios, consideradas as suas capacidades financeiras, não podem ficar alheios a esse esforço de dotar o país de uma razoável infraestrutura, pois serão beneficiários dos ganhos que vierem das melhorias resultantes de uma economia nacionalmente mais ativa.