Sobre a pontuação empregada em um segmento do texto, é correto afirmar:
Em um dos mais abrangentes relatórios sobre as áreas protegidas amazônicas, que acaba de ser publicado pelo ISA (Instituto Socioambiental) e pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), no primeiro parágrafo, a vírgula poderia ser substituída por dois-pontos, sem prejuízo para a correção.
Em Vários levantamentos apontam que formalizar a posse de certas áreas por seus habitantes nativos é uma excelente maneira de evitar o desmatamento nelas (3º parágrafo), uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois de apontam, sem prejuízo para a correção.
O segmento isolado por parênteses no início do segundo parágrafo − as de proteção integral, cujo nome já diz tudo, e as de uso sustentável, nas quais é possível a extração controlada de madeira, por exemplo − constitui uma ressalva ao que se afirma.
Em E, de fato, a taxa de desmate de 1998 a 2009 é a menor nas terras indígenas: cerca de 1,5% da área (3º parágrafo), os dois-pontos introduzem uma especificação do que se acabou de afirmar.
No segmento as de proteção integral, cujo nome já diz tudo (2º parágrafo), a vírgula poderia ser retirada sem prejuízo para a correção e o sentido originais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...