Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS / Gestão em Saúde - Vigilância Sanitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Alguns trabalhos publicados demonstram que a freqüência de exposição a sangue foi reduzida em mais de 50 % quando os esforços foram direcionados na motivação para cumprimento das normas de precaução universais. Entretanto, nenhuma dessas medidas de comportamento alcançou de forma consistente uma redução satisfatória da freqüência de exposições percutâneas. Por esse motivo, outras intervenções têm sido enfatizadas para prevenir o contato com sangue e outros materiais biológicos, entre elas a implementação de ações administrativas, as medidas de controle para melhorar a segurança das agulhas para os profissionais de saúde e as mudanças nas práticas de trabalho que visem a implementação e o desenvolvimento de políticas específicas de revisão de procedimentos e treinamentos de profissionais.
Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
As medidas de controle para melhorar a segurança das agulhas para os profissionais de saúde referem-se à prevenção da exposição dos profissionais por meio do desenvolvimento de métodos alternativos e do uso de tecnologia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...