Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A perspectiva desenvolvida no serviço social que enfatiza a obrigatoriedade de o processo de trabalho do assistente social estar ancorado em um referencial teórico crítico e analítico é hegemônica na atualidade. Com relação às perspectivas teóricas mais usuais no serviço social, assinale a alternativa correta.
A perspectiva teórica fenomenológica radica-se nos conceitos de sistema, subsistema, estrutura, função, adaptação, integração, desvio e consenso.
O funcionalismo aposta na análise dos fenômenos estruturais, abordando o conflito, em detrimento do consenso.
A fenomenologia constitui o referencial hegemonicamente adotado no serviço social contemporâneo, o que pode ser comprovado por meio da formatação dos currículos de graduação em serviço social.
O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, procura explicar a sociedade de forma abrangente, circundando o objeto do conhecimento pautado na compreensão de todas as suas mediações e das correlações oriundas de uma perspectiva histórica.
O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, concebe a categoria mediação como estratégia de relação entre as classes sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...