Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Para Paulo Freire (1968), a autonomia é compromisso ético que estabelece exigências para educando e educador: dedicação e zelo pela vida acadêmica, disposição de sempre buscar amadurecer e qualificar seus conhecimentos. A autonomia pressupõe uma concepção emancipatória de educação. Assinale a alternativa que corresponde às ideias defendidas pelo autor acerca da pedagogia da autonomia no processo de desenvolvimento do adolescente.
Torna-se autônomo quem constrói em si mesmo a capacidade de fazer e impor a lei.
O sujeito aprende quando passa da heteronomia para a autonomia, isto é, quando se emancipa dos seus pais.
O ato de ensinar propicia ao sujeito a experiência profunda de assumir-se. Essa assunção de nós mesmos, por vezes, implica a exclusão do outro.
Ensinar, na perspectiva emancipatória, é socializar-se, aceitando sem recusas e críticas a autoridade dos superiores.
Educar é investir na formação de um ser humano autônomo, capaz de transformar-se e consciente de que não é possível transformar o mundo.
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