Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia este texto, para responder às questões 14 e 15.
Uma das formas de ensinar o aluno a compreender melhor um texto, desenvolvendo habilidades de análise lingüística e textual importantes para a leitura, é fazê-lo perceber que os sinais de pontuação não são empregados aleatoriamente. Ao contrário, a pontuação busca representar, na linguagem escrita, os recursos expressivos da linguagem oral, como pausas, entoações, interrupções bruscas, silêncios, etc. Lembrando isso, assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação do texto acima.
As aspas simples foram empregadas, nas linhas 7 e 10, para identificar o início e o fim de uma citação que se encontra dentro de outra citação.
O travessão, na linha 2, destaca do contexto a mudança de interlocutor.
Os parênteses, na linha 2, colocam em destaque palavras explicativas, relacionadas ao termo antecedente; nas linhas 11 e 12, separam uma indicação bibliográfica.
O ponto-e-vírgula, na linha 6, separa orações da mesma natureza, enfatizando as idéias contidas no período.
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