A respeito dos comentários abaixo, sobre o emprego dos sinais de pontuação no texto, há INADEQUAÇÃO em relação ao que se afirma em:
"Felizmente, à boca da noite, / eu tinha uma velha que me contava histórias..." (versos 22-23) = as vírgulas indicam anteposição e intercalação de termo adverbial; e as reticências, a dúvida quanto ao nome da velha contadora de histórias;
"De um lado a vida... - A minha adorável vida de criança:" (verso 6) = as reticências indicam pausa de interrupção do pensamento, o qual será retomado numa expressão positiva e enfática; o travessão reforça essa mudança na forma de expressão do pensamento, como se o enunciador estivesse retomando sua fala; e os dois-pontos introduzem a seqüência, a seguir, de folguedos infantis;
"-"As armas e os barões assinalados!" (verso 12) = o travessão indica discurso direto; as aspas indicam transcrição de texto alheio; e o ponto-de-exclamação, a ênfase na leitura do poema épico;
"- ? ! !" (verso 19) = o travessão indica mudança de interlocutor; e o ponto-de-interrogação, seguido dos dois pontos-de-exclamação, atitude de desconhecimento e perplexidade do aluno enunciador diante da pergunta do Mestre;
"E o meu Mestre, carrancudo como um Dicionário;" (verso 2) = a vírgula indica a omissão do verbo; o ponto-e-vírgula, a pausa maior, entre esta primeira caracterização do Mestre e a segunda, no verso seguinte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...