Atenção: As questões de números 7 a 11 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O mapa do atual território brasileiro começou a ser definido ainda no século XV, antes mesmo de o país ser oficialmente descoberto, com o Tratado de Tordesilhas. Firmado entre Espanha e Portugal, esse acordo dividia o "novo mundo" que começava a ser descoberto − a América − entre os dois países e acabou criando a primeira fronteira do Brasil. Só que na verdade tal fronteira nunca seria respeitada. A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas deveriam pertencer aos espanhóis, forçou um novo tratado no século XVIII, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro.
Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado. Entre 1895 e 1904, disputas territoriais com Argentina, Guiana Francesa e Guiana − no oeste de Santa Catarina e Paraná, no Amapá e no leste de Roraima −, foram resolvidas por três árbitros internacionais: os presidentes dos Estados Unidos e da Suíça e o rei da Itália.
Ainda no século XIX, também por meios diplomáticos, o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. "Por volta de 1850, surgiu um plano de ocupação da Amazônia por latifundiários americanos. A diplomacia brasileira agiu com energia, fortificando a foz do Amazonas, estabelecendo um plano de colonização e impedindo a chegada de estrangeiros", afirma um historiador da Universidade de Brasília.
(Adaptado de Mundo estranho, junho 2004, p. 56)
... o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. (início do 3o parágrafo)
A expressão colocada entre aspas, na frase acima, referese, no contexto,
aos cuidados com a conservação de grande parte do País.
à vontade de observar as novas regiões do mapa do Brasil.
à intenção de se apropriar de grande parte do território.
à confiança no desenvolvimento de certas regiões brasileiras.
ao uso de acordos diplomáticos para resolver conflitos de fronteiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...