Na redação do texto foi utilizado por diversas vezes o sinal de pontuação dois-pontos. Pode-se dizer que a utilização do sinal de dois-pontos no trecho "Mas esse não é o problema maior: o maior problema continua a ser o de gastar mal os poucos recursos." (linhas 5-7) foi feita com valor idêntico ao da utilização no trecho:
- A. "O modelo e a analogia vêm do mercado de carros usados: o desejo de comprar um carro de qualidade não é compatível" (linhas 15-17);
- B. "Resultado: inundação de limões, carros velhos que ninguém quer comprar." (linhas 20-21);
- C. "Algumas características de um bom professor são bem conhecidas e relativamente fáceis de avaliar: qualidade da formação acadêmica na área que vai lecionar..." (linhas 23-27);
- D. "Melhorar um pouco o salário inicial dos professores tem o mesmo resultado de melhorar o lance no carro usado: compra-se o carro e mais o CD." (linhas 49-51);
- E. "E, para completar, o sistema de carreira de magistério fomentado pelos governos e pressionado pelas corporações é perverso: incentiva maior remuneração para variáveis e atributos formais que não guardam qualquer relação com desempenho docente..." (linhas 71-75).